Como o couro é Produzido?

A produção de couro acontece passando por processos de tratamento para que possa ser usado na confecção de muitos apetrechos.

Produção de couro no RS

O couro de boi é uma das matérias primas mais utilizadas na confecção de bolsas, sapatos, roupas, chapéus e outros produtos. Além disso, é considerado com um dos artigos de luxo mais usados.


Por ter maior resistência, o couro de boi costuma ser escolhido para a fabricação de diferentes produtos. Além disso, ele tem maior durabilidade, flexibilidade e espessura – características consideradas vantajosas para a qualidade das produções.

O que é curtume?

O curtume é o nome dado ao processo produtivo do couro ainda em seu estágio inicial. Desse modo, a empresa responsável por essa atividade prepara o couro para que seja utilizado na produção de diferentes produtos e acessórios de grande popularidade no mercado. Embora este seja o significado de curtume mais conhecido, o termo também pode ser caracterizado como processo produtivo ou como um estabelecimento.

Curtume

Produção do couro

Quando um couro cru chega ao curtume, ele precisa passar por um longo processo de trabalho antes de chegar até a mão de quem irá trabalhar a pele. Por isso, algumas atividades são importantes no tratamento, sendo eles:

  • Salga: É o processo de armazenamento e transporte do couro
  • Remolho: Dentro deste processo é utilizado o trabalho de transformação da pele em couro.
  • Depilação: Nessa parte da atividade são utilizados produtos com a finalidade da remoção dos pelos do couro.
  • Caleiro: O caleiro tem a finalidade de tirar qualquer enzima do couro.
  • Desencalagem: É o processo de remoção do cal, para assim colocar o couro em curtimento
  • Acidificação: É a ação pré curtimento. O ph do couro e acertado e os últimos reparos são feitos

Após isso, o couro é enviado para curtir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *