Dicas: Como manter sua roupa de couro

Roupas em couro são peças únicas e duráveis, porém exigem um pouco mais de atenção e cuidado na hora de manter.

Jaqueta de couro é peça fundamental em qualquer guarda roupa

Abaixo listamos algumas dicas para que sua roupa de couro fique sempre maravilhosa.

Como pendurar roupas de couro?

A forma mais indicada é pendurar o casaco de couro ou camurça em cabides plásticos ou de madeira. Esses cabides precisam ser largos para evitar deformação nas áreas dos ombros.

Como manter os cuidados com as peças de couro em casa?

Se a peça de couro for ficar no armário por muito tempo, o ideal é expô-la a de vez em quando em local fresco e arejado, sempre na sombra.

Nunca guarde as peças de couro ou camurça quando estiverem úmidas. O correto é sempre arejar e secar a peça de um dia para outro para depois guardá-la no armário.

Jaqueta de couro pindurada em cabide madeira e arejada

Como limpar peças de couro

A regra de ouro é: couro e água não combinam. Por isso, a melhor forma de limpá-lo é com um pano úmido, bem torcido, sem nenhum tipo de produto químico. Esqueça sabão neutro, detergentes ou álcool. As peças sintéticas são menos sensíveis que o couro, mas devem seguir a mesma forma de limpeza

Fuja dos sacos e capas de plástico

O couro e os acamurçados são pele de animal e estão sujeitos ao ataque de fungos, principalmente quando guardados em locais úmidos e escuros. As roupas em couro não devem nunca ser guardadas em sacos plásticos, pois este tipo de material cria umidade e favorece a proliferação de fungos na pele. A melhor dica para esses casos é envolver as peças de couro numa capa de TNT para evitar que a peça sofra descoramento com incidência da luz.

O que fazer em caso de mofo?

O mofo é muito comum nas jaquetas de couro, principalmente quando elas ficam guardadas em locais inadequados e com pouca ventilação.

Caso você perceba que a jaqueta está cheia de manchas brancas, ficando com um aspecto acinzentado, isso é mofo!

Para limpar o mofo você pode utilizar vinagre claro, com o auxílio de um pano. Ao passar o pano você percebe que o mofo e a sujeira ficam toda nele.

Depois de passar o vinagre, você deve secar o couro com outro pano. Então espere um tempo e passe um hidratante. Nesse caso você pode usar o óleo de amêndoas, pois ele ajuda a tirar o cheiro do mofo e também do vinagre. Despeje óleo diretamente no couro e espalhe com as mãos. Você pode deixar uma boa camada de óleo no couro. Espere cerca de 15 minutos para que o couro absorva o óleo e depois é só tirar os excessos.

Dessa forma você irá cuidar adequadamente da sua jaqueta de couro, fazendo com que ela dure por mais tempo, sempre com um aspecto de novo.

Peças em couro nunca saem de moda

Cuidados extras com roupas de couro

  • Não deixe o couro em contato com peças claras no guarda-roupa, pois ele pode manchar outros itens.
  • Para prevenir rachaduras nas peças de couro, hidrate periodicamente as peças com glicerina para calçados.
  • Saias devem ser penduradas pelas fitas internas em cabides com gancho lateral. Cabides com presilhas marcam o cós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *