Dicas: Como manter sua roupa de couro

Roupas em couro são peças únicas e duráveis, porém exigem um pouco mais de atenção e cuidado na hora de manter.

Jaqueta de couro é peça fundamental em qualquer guarda roupa

Abaixo listamos algumas dicas para que sua roupa de couro fique sempre maravilhosa.

Como pendurar roupas de couro?

A forma mais indicada é pendurar o casaco de couro ou camurça em cabides plásticos ou de madeira. Esses cabides precisam ser largos para evitar deformação nas áreas dos ombros.

Como manter os cuidados com as peças de couro em casa?

Se a peça de couro for ficar no armário por muito tempo, o ideal é expô-la a de vez em quando em local fresco e arejado, sempre na sombra.

Nunca guarde as peças de couro ou camurça quando estiverem úmidas. O correto é sempre arejar e secar a peça de um dia para outro para depois guardá-la no armário.

Jaqueta de couro pindurada em cabide madeira e arejada

Como limpar peças de couro

A regra de ouro é: couro e água não combinam. Por isso, a melhor forma de limpá-lo é com um pano úmido, bem torcido, sem nenhum tipo de produto químico. Esqueça sabão neutro, detergentes ou álcool. As peças sintéticas são menos sensíveis que o couro, mas devem seguir a mesma forma de limpeza

Fuja dos sacos e capas de plástico

O couro e os acamurçados são pele de animal e estão sujeitos ao ataque de fungos, principalmente quando guardados em locais úmidos e escuros. As roupas em couro não devem nunca ser guardadas em sacos plásticos, pois este tipo de material cria umidade e favorece a proliferação de fungos na pele. A melhor dica para esses casos é envolver as peças de couro numa capa de TNT para evitar que a peça sofra descoramento com incidência da luz.

O que fazer em caso de mofo?

O mofo é muito comum nas jaquetas de couro, principalmente quando elas ficam guardadas em locais inadequados e com pouca ventilação.

Caso você perceba que a jaqueta está cheia de manchas brancas, ficando com um aspecto acinzentado, isso é mofo!

Para limpar o mofo você pode utilizar vinagre claro, com o auxílio de um pano. Ao passar o pano você percebe que o mofo e a sujeira ficam toda nele.

Depois de passar o vinagre, você deve secar o couro com outro pano. Então espere um tempo e passe um hidratante. Nesse caso você pode usar o óleo de amêndoas, pois ele ajuda a tirar o cheiro do mofo e também do vinagre. Despeje óleo diretamente no couro e espalhe com as mãos. Você pode deixar uma boa camada de óleo no couro. Espere cerca de 15 minutos para que o couro absorva o óleo e depois é só tirar os excessos.

Dessa forma você irá cuidar adequadamente da sua jaqueta de couro, fazendo com que ela dure por mais tempo, sempre com um aspecto de novo.

Peças em couro nunca saem de moda

Cuidados extras com roupas de couro

  • Não deixe o couro em contato com peças claras no guarda-roupa, pois ele pode manchar outros itens.
  • Para prevenir rachaduras nas peças de couro, hidrate periodicamente as peças com glicerina para calçados.
  • Saias devem ser penduradas pelas fitas internas em cabides com gancho lateral. Cabides com presilhas marcam o cós.

Acessórios em Couro

A mistura de materiais em acessórios se tornou uma grande tendência no universo da moda em desde 2016 e continua sendo uma das grandes apostas para 2020. A rusticidade do couro aliada a delicadeza de uma joia torna colares e pulseiras em protagonistas absolutos em um look

Colar Choker é tendência em 2020

Amarradas ao pescoço, as gargantilhas se transformam em uma joia como pingente, trazendo muito charme ao visual. Além disso, você pode fazer um mix de outros colares igualmente delicados. Outra dica é usar um maxi colar com detalhes em couro. Esse acessório é tão poderoso que você não vai precisar de mais nada.

Para dar aquele toque final ao visual, usar pulseiras com essa mistura de materiais faz toda a diferença. É uma opção versátil e que combina com qualquer look, feminino ou masculino

Famosos como Sara Jessica Parker, Fatima Bernardes e Jonny Deep usam com frequência as pulseiras de couro.

Dicas de uso

Você encontra acessórios em bege, marrom ou na cor preta, que se misturam com prata, dourado ou pedraria. Isso significa que você pode usar em qualquer ocasião – desde um evento formal até um encontro mais despojado.

O grande segredo para usar joias com detalhes em couro é não ter muita regra. Escolha sempre as peças que combinem com seu estilo e que tragam harmonia ao look. No entanto, fuja sempre do exagero. Lembre-se que este tipo de peça é protagonista e que os outros acessórios precisam ser mais discretos.

Além de render visuais originais e criativos, a mistura dessas peças harmoniza melhor com quem gosta de descontração. Contudo, quem tem um estilo mais clássico não vai ficar de fora – é só saber usar o couro em alguns detalhes. Afinal, esta produção é capaz de reinventar qualquer guarda-roupas e deixa qualquer visual elegante. Fonte: Gshow.globo.com

Como o couro é Produzido?

A produção de couro acontece passando por processos de tratamento para que possa ser usado na confecção de muitos apetrechos.

Produção de couro no RS

O couro de boi é uma das matérias primas mais utilizadas na confecção de bolsas, sapatos, roupas, chapéus e outros produtos. Além disso, é considerado com um dos artigos de luxo mais usados.


Por ter maior resistência, o couro de boi costuma ser escolhido para a fabricação de diferentes produtos. Além disso, ele tem maior durabilidade, flexibilidade e espessura – características consideradas vantajosas para a qualidade das produções.

O que é curtume?

O curtume é o nome dado ao processo produtivo do couro ainda em seu estágio inicial. Desse modo, a empresa responsável por essa atividade prepara o couro para que seja utilizado na produção de diferentes produtos e acessórios de grande popularidade no mercado. Embora este seja o significado de curtume mais conhecido, o termo também pode ser caracterizado como processo produtivo ou como um estabelecimento.

Curtume

Produção do couro

Quando um couro cru chega ao curtume, ele precisa passar por um longo processo de trabalho antes de chegar até a mão de quem irá trabalhar a pele. Por isso, algumas atividades são importantes no tratamento, sendo eles:

  • Salga: É o processo de armazenamento e transporte do couro
  • Remolho: Dentro deste processo é utilizado o trabalho de transformação da pele em couro.
  • Depilação: Nessa parte da atividade são utilizados produtos com a finalidade da remoção dos pelos do couro.
  • Caleiro: O caleiro tem a finalidade de tirar qualquer enzima do couro.
  • Desencalagem: É o processo de remoção do cal, para assim colocar o couro em curtimento
  • Acidificação: É a ação pré curtimento. O ph do couro e acertado e os últimos reparos são feitos

Após isso, o couro é enviado para curtir.

Ambientes com itens decorativos de couro

Desde os primórdios da humanidade o couro vem fazendo parte da história junto com a evolução das civilizações.

O tapete é um coringa em qualquel local da casa

Este era usado para vestuário e aquecimento do homem no tempo  das cavernas, foi ganhando novas formas de aproveitamento com o passar do tempo e através da criatividade se desenvolveu a indústria do couro artístico.

Seu estilo vai do clássico ao moderno e sua versatilidade permite que ele seja usado tanto nos cômodos de casa como em ambientes sóbrios, em salas empresariais e escritórios.

Equilibrio e diversidade nas peças

O couro poder ser aplicado em estofados como sofás, cabeceiras de cama e poltronas, é também muito utilizado em outros detalhes decorativos fugindo do tradicional,  que promete colocar um toque moderno na decoração ou pode fazer parte de vários estilos, basta ter bom gosto e criatividade.

Não exagerar é a dica para decorar com couro, considerado um material nobre por conferir a qualquer ambiente um ar sofisticado e acolhedor. Você deve usar peças de couro sim, mas não pela casa toda, assim o ambiente torna-se nobre e atraente.

Se você optar por tapete de couro, ele será o item de destaque na sala e, para não deixar o ambiente carregado, use artigos decorativos discretos.

Além dos sofás e poltronas, o mercado oferece uma infinidade de peças decorativas como almofadas, pelegos, vasos, tapetes, bandejas, até mesmo luminárias confeccionadas em couro natural, sintético, ecológico e vários outros artigos que darão um toque de requinte ao seu espaço.

A madeira é o par perfeito para o couro. Essa combinação pode ser o destaque do ambiente com estofados, cadeiras ou poltronas. Mas também fica belíssimo em outros artigos como tapetes e almofadas. Quando as peças são dispostas com cautela, o ambiente torna-se nobre e atraente.

A decoração com itens de couro sofisticados não segue tendências de moda  pois são atemporais, assim como a durabilidade de uma peça bem produzida. 

Ambientes com tapetes de couro

Modernidade e elegância em sua casa.

tapete de couro no ambiente
Tapete de couro na sala de jantar

Ambientes com tapetes de couro ficam modernos e elegantes. Os modelos de tapete de couro mais comuns são os quadriculados, onde pequenas peças de couro são consturadas com fio de nylon formando um lindo mosaico.

Os quadriculados do tapete de couro podem ser:

  • De 5x5cm
  • De 7x7cm
  • De 10x10cm
  • De 15x15cm
  • De 20x20cm
  • De 30x30cm

A diferença entre eles é o preço final do tapete que muda, conforme maior os quadradinhos, mais alto fica o valor.